terça-feira, 19 de dezembro de 2017

USO DO GOOGLE MAPS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

             Na manhã desta terça feira, alunos da turma 3003 fizeram uso do aplicativo Google Maps, como mais uma das muitas atividades desenvolvida no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Maf (AVA-MAF), na disciplina de Geografia. Através deste aplicativo, e com apenas alguns clicks, eles embarcaram numa viagem com roteiro pré programado pela favela da Rosinha e pelo Villeray-Saint-Parc-Extencion/Canadá-Montreal
             Através de mapas e imagens de satélites, os educandos vivenciaram, a experiência de fazerem um geo-reconhecimento de duas áreas pobres (sócio espacialmente segregadas) de dois países deferentes, a saber: Brasil e Canadá, e ainda, puderam refletir sobre a discrepância existente em morar numa área pobre de um país subdesenvolvido e na de um país desenvolvido. 
         O objetivo de se usar essa geotecnologia é fazer com que os alunos compreendam que a segregação urbana, como puderam ver, revela as contradições sócio-econômicas da sociedade contemporânea sobre o espectro do espaço geográfico. 
       Acreditamos,  que o uso do software Google Maps potencializa o processo ensino e aprendizagem na disciplina de geografia, pois possibilita estudos que não se restringem apenas ao espaço das escolas ou seus entornos, mas contribui para a aquisição de uma consciência crítico social, que possibilita ler o espaço e o lugar onde esses estudantes vivem e, também, o espaço e o lugar do "OUTRO". 
           O uso das Geotecnologias como o Google Maps apesar de ainda serem pouco utilizadas em sala de aula são ferramentas que motivam os alunos, uma vez que, o uso de imagens de satélites, fotografias aéreas, leitura e interpretação de mapas nas aulas de Geografia facilitam a compreensão da organização e representação do espaço geográfico. Trata-se também de um recurso disponível de forma gratuita na internet, e que contribui na aproximação da realidade do aluno. Veja as imagem que registraram esse momento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário